8 de outubro de 2009

Guthrie Govan


Muitos falam que este ou aquele é o melhor guitarrista, sempre resisti a outorgar o cetro a um musico em concreto, cada qual em seu estilo e momento. Porém se formos considerar técnica, virtuosismo e versatilidade, com certeza Guthrie Govan é fera , na verdade sempre que ouvimos um musico bom dizemos: " Este é o cara".
Nem todos os músicos velocistas ou “Shredding” são do meu agrado, acho que priorizaram a velocidade ao real conteúdo. Não é o caso de Guthrie, que além de ser muito rápido e preciso, tem uma pegada limpa e gostosa de ouvir. Um verdadeiro deleite,  sou fã desse cara, só sinto falta de temas próprios , na verdade não ouvi muitos, mas aqueles que ele reinterpreta ele o faz muito bem, então já esta valendo.

Guthrie Govan nasceu em Chelmsford, Essex, Inglaterra, em 27 de dezembro de 1971. Seus pais apreciavam muito a musica, era normal ouvir em sua casa a Hendrix os Cream, Beatles e Elvis Presley. Com apenas três anos seu pai lhe deu o primeiro violão, após ensinar-lhe cinco ou seis acordes falou: “ Agora se vira”.Foi um autodidata , aprendia de ouvido com grande facilidade, o que motivou seu pai a presentear-lhe com uma "Gibson SG Special" quando ele tinha 7 anos, guitarra alias, que possui e usa até hoje em algumas ocasiões.
Com apenas nove anos ele e seu irmão participaram de um programa da Thames Television chamado "Ace Reports" que tratava de crianças que faziam coisas incomuns. Tocariam "Purple Haze" de Jimi Hendrix e "School Days" de Chuck Berry.Isso lhe deu algum prestigio entre os amigos e com certeza aumentou sua motivação.

Tocava aquilo que ouvia, e ele ouvia de tudo. Ficou bastante interessado pelo jazz ao ouvir discos que seu pai tinha de Joe Pass. Guthrie queria aprender tudo. Isto o levaria a visitar a biblioteca local para aprender solfejo e teoria musical, alcançando grandes conhecimentos sem ajuda de ninguém.

Ouvindo Frank Zappa descobriu Steve Vai, o que o levaria á técnica “shred”, logo estaria ouvindo Yngwie Malmsteen, Joe Satriani e principalmente Tony Macalpine, que conforme ele relata “ ouvia a diário”.

Guthrie chamou a atenção do produtor Mike Varney, que havia trabalhado com artistas que Guthrie admirava, como: Yngwie Malmsteen, Tony MacAlpine, Richie Kotzen, Vinnie Moore, Greg Howe, Paul Gilbert e outros. Se sentiu intimidado, era jovem e não se achava bom o bastante, o que fez que declina-se a oferta. Pouco tempo depois, em 1993 ele ganharia um concurso da revista “Guitarist magazine’s” do concurso "Guitarist of the decade" com a musica "Wonderful Slippery Thing". Isto lhe abriria as portas para trabalhar como colaborador da revista “Guitar Techniques magazine”.

Em 2001 entraria a formar parte da super banda Ásia criada por ex membros de bandas como Yes; King Crimson; Emerson, Lake and Palmer e The Buggles. Permaneceria até 2006.

Guthrie Govan playing to Albert King style track
Guthrie Govan - Bullet Blues
Guthrie Govan playing to Larry Carlton style track
Guthrie Govan-Funky Blues
Guthrie Govan & Ben Poole
Guthrie Govan playing to B.B. King style track





.