14 de outubro de 2008

Camel

Algumas bandas antigas não resistem a passagem do tempo, outras se mantém frescas como no momento em que os trabalhos foram prensados no vinyl. È o caso de Pink Floyd, que arrecada novos seguidores a cada geração. O mesmo pode se dizer de Camel, apesar de seu trabalho não ser tão conhecido e divulgado.

Em 1964 os dois irmãos Andrew e Ian Latimer se juntaram a seus amigos Alan Butcher e Richard Over para formar The Phantom Four e em 1969 com nova formação surge The Brew .Somente em 1971 surgiria Camel com formação definitiva, Peter Bardens no teclado, Doug Ferguson baixo, Andy Ward bateria e percussão e Andrew Latimer guitarra e vocal.

Sua musica, com fortes influencias de jazz, blues, funk e clássica, era apenas instrumental, porém ao fecharem contrato com a MCA RECORDS em 1972, o produtor pediu que incluíssem um vocal. Depois de varias audiências para selecionar o vocalista chegaram a um impasse e decidiram fazerem a escolha entre eles mesmos. Esta recairia em Latimer e Bardens, sem ser grande vocalista confere o seu toque singular, e olhando retrospectivamente não poderia ser de outra forma.

Com algumas alterações na formação original continuariam a fazer apresentações até tempos recentes, não sem pagar o seu tributo ao tempo com a morte de componentes e doençar graves como a de Latimer.

Aqueles que desejem se aprofundar mais sobre esta banda vão encontrar com certeza matérias mais detalhadas na net.Um show aparte são as capas de seus álbuns que infelizmente não vou poder colocar aqui.

Camel - Snow Goose Excerpts

Camel - Lies - 1984 - Live

Camel - Never Let Go

Camel - Ice

Camel - Dunkirk - Live - 1997




1 comentários:

1.
Osc@r Luiz disse...

Taí uma novidade pra mim.
Vou investigar.
Um abraço.