15 de dezembro de 2010

Suzie Quatro



Este ano esta terminando e o Clube do Algodão anda meio devagar, quase parando, por motivos diversos. Não gostaria de encerrar este blog porque acredito que existe muita coisa para compartilhar com aqueles que se interessam por musica em geral, e do blues principalmente.
Blues não é apenas musica de raiz, é a raiz das musicas, inspiração para quase todos os estilos existentes. Não foi Napoleão que disse: Me de uma pentatônica e dominarei o mundo. Bom, não disse, mas podia ter dito porque é bem por ai.
Pra encerrar o ano ( se não me animar de novo) com chave de ouro vou postar aqui um vídeos de uma figura bastante interessante.
Era no ano de 1973, eu apenas um moleque, assistia através da vidraça de um bar enquanto alguém jogava na maquina de pinball. Nesse bar havia uma jukebox com os singles de sucesso na época. Havia uma musica que tocou insistentemente durante muito tempo no verão desse ano. Lembro especialmente da introdução da bateria e do baixo que muitos anos depois esquecida a cantora ainda repercutiam em minha memória. A musica era "Can the Can" e a artista Suzie Quatro. Suzie foi o produto de uma época, que criou monstros como “The Sweet “.Talvez não devidamente compreendida ou apreciada, eu, não fosse a caixa de pandora que é às vezes a internet, jamais teria me dado ao trabalho de ouvir-la novamente. Bendita internet, porque foi para mim uma grande surpresa redescobrir esta artista e poder apreciá-la desde outra perspectiva.
Suzie Quatro nasceu em Detroit, Michigan. Seu pai, musico, fundaria uma banda chamada “Trio Art Quatro” na qual Suzie (ou melhor, Susan Kay Quatronella) participaria, com apenas 8 anos de idade. Suzie estudaria piano quando pequena, mais tarde baixo e guitarra. Não teve uma carreira muito brilhante, apesar de emplacar alguns sucessos na Europa, fazer parte do selo Rak, que contava em seus quadros com The Animals, Jeff Beck, e Donovan e participar da abertura dos shows de Alice Cooper.Em sua terra natal era praticamente desconhecida. Sua estrela efêmera se apagaria junto com o movimento “glam rock”. Hoje, ouvindo suas musicas , estas me parecem mais interessantes do que pude perceber no passado. Confira e julgue voce mesmo:

Suzi Quatro - Can the Can
Suzi Quatro - bass solo

Suzi Quatro - Your Mama Won't Like Me
Suzi Quatro - Devil Gate Drive
Suzi Quatro - The Honky Tonk Downstairs
Suzi Quatro - Devil Gate Drive
Suzi Quatro - Too Big
Smokie - Suzi Quatro & Chris Norman - Stumblin In


0 comentários:

1.