17 de outubro de 2008

Tangerine Dream


O sucesso de Pink Floyd criou uma legião de fãs ávidos por musica instrumental eletrônica. Alguns com mais êxito que outros, esse seria o caso de Tangerine dream.

Seria um exagero dizer que eles tenham algo a ver com Pink Floyd, apenas estou dizendo que o sucesso desta banda despertou o gosto por esse tipo de musica, situação que querendo ou não beneficiou outras bandas do gênero.

Tangerine Dream é uma banda alemã fundada em 1967 por Edgar Froese. Sua formação foi bastante inconstante e passou por diversas mudanças.

Foram pioneiros no uso de seqüenciadores, e do chamado Space Rock e Ambient.
Seu trabalho não muito conhecido, fora do mundinho apreciador desse estilo, alcançou maior notoriedade a partir de trilhas sonoras realizadas para alguns filmes:
"Sorcerer", do diretor William Friedkin, conhecido por trabalhos como "The French Conection" e "O exorcista", este ultimo com uma trilha musical que ficou famosa, Tubular Bells de Mike Oldfield, tema de um futuro post. E a comedia "Risky Business" de Paul Brickman.

Os álbuns mais interessantes foram realizados com a entrada de Christopher Franke, responsável pelo característico som de seqüenciadores, marca registrada de Tangerine Dream, sua saída em 1987 representou para muitos fãs o final de Tangerine Dream.

Seus "discos" mais importantes são "Phaedra" (1974), "Stratosfear" (1976), "Rubycon" (1975) "Ricochet" (1975) e "Encore" (1977)


Tangerine Dream - Ricochet live

Tangerine Dream - Dolphin Dance

Tangerine Dream - Hyperborea

Tangerine Dream - Love On A Real Train



0 comentários:

1.