16 de outubro de 2008

John Mayall, o pai do blues branco

È com grande prazer que escrevo sobre Mayall, por tudo que ele significou para o blues, apresentando ao mundo jovens músicos que mais tarde se consagrariam entre a elite musical.

John Mayall nasce em 1933 na pequena cidade de Macclesfield , perto de Manchester, Inglaterra. Jovem com grande inquietação musical parte para Londres em busca de novos horizontes. Lá formaria sua primeira banda, The Powerhouse Four, e posteriormente a famosa The Bluesbreakers.

Falar da formação desta banda e falar sobre a historia do blues britânico, ela foi a base sobre a qual muitas outras grandes bandas surgiriam.

Em 1965 Eric Clapton purista do blues e descontente com o rumo mais “comercial” e pop tomado por sua banda, Yardbirds , decide abandonar a banda e aceita convite de Mayall para fazer parte dos Bluesbreakers. Com eles gravaria o disco John Mayall’s Bluesbreakers with Eric Clapton, que se tornaria peça antológica do blues e colocaria a Clapton no olimpo musical.Podia se ver graffitis espalhados por toda Londres onde se lia a celebre frase “Eric Clapton é Deus”.

Mas Eric Clapton , é logo seduzido pelos novos ventos que sopram no mundo musical da época e aceita o convite do baterista Ginger Baker de particpar junto a Jack Bruce de uma nova banda que se chamaria Cream.

Foi um golpe para os Bluesbreakers, porém Mayall não pareceu se abalar e partiu em busca de outro guitarrista.Logo encontraria o que buscava, um guitarrista excepcional que em nada desmerecia seu predecessor. Foi assim a entrada de Peter Green, com o qual gravariam outro álbum antológico, A Hard Road.

Se Mayall tinha a facilidade de encontrar grandes músicos para sua banda , não se poderia dizer o mesmo na hora de retê-los, assim Peter Green partiria para formar uma nova banda, os Fleetwood Mac.
Voltando a estaca zero, Mayall procura novamente, e com seu faro aguçado para grandes talentos logo se depara com outro jovem guitarrista chamado Mick Taylor.Com ele gravaria três grandes álbuns , Crusade, Bare Wires e Blues From Laurel Canyon, até que Taylor partisse para formar parte dos Rollig Stones.

Foi a gota d´agua, com a perda de Taylor , Mayall parte para os Estados Unidos e sua musica toma um novo rumo, começa a trabalhar com músicos convidados e faz experimentos com músicos de Jazz fazendo um blues fussion que para muitos são seus melhores trabalhos.São dessa época, Empty Rooms ,USA Union, e para mim o melhor de todos, a obra prima Turnig Point.

Nos anos posteriores Mayall faria trabalhos com músicos diversos, experimentando todos os tipos de sonoridades, sempre com o bom gosto que o caracterizava.

Aos 75 anos continua na ativa, e um momento brilhante e comovente de sua carreira foi a homenagem aos seus 70 ano. Neste show no Liverpool Kings Dock, participaram antigos integrantes e músicos que passaram pela banda, nomes como Eric Clapton, Mick Taylor e Chris Barber.



John Mayall - Roxanne (incompleta)
So hard to share - John Mayall (genial)
John Mayall - Room to move (live)

Peter Green and John Mayall
John Mayall & The Bluesbreakers in Hungary Pilisszántó 2007
John Mayall Bluesbreakers with Eric Clapton - Hideaway
John Mayall - Turning Point




0 comentários:

1.