4 de junho de 2009

Frank Marino & Mahogany Rush


È difícil ponderar hoje todos os benefícios que nos trouxe a internet. Algo a principio surpreendente foi penetrando em nossas vidas sem que apenas notássemos. Hoje desfrutamos de todo tipo de informação e objetos de consumo ao alcance de um simples click do mouse.
A rede mundial é quase como um enorme cérebro onde estão guardados todos os conhecimentos da humanidade. Nela estão nossos desejos, anseios virtudes e vícios.

E graças a ela foi feita justiça a um dos maiores guitarristas de todos os tempos. Estou falando de Frank Marino, que decepcionado com a voraz indústria musical decide pendurar sua guitarra , privando assim seus fãs e o mundo de um dos mais criativos e virtuosos guitarristas de todos os tempos. Essa redenção se deu quando Frank descobriu na internet um site em sua homenagem. Um artista vive para sua arte , mas necessita de reconhecimento como do ar que respira. O reconhecimento que a indústria discográfica não lhe deu ele obteve da rede mundial. Legiões de seguidores fervorosos pediam seu regresso, e ele atendeu ao chamado.
No dia 8 de setembro de 2001 em sua cidade natal, Montreal, junto a sua banda, Mahogany Rush, Frank realizaria um show que marcaria seu retorno e o lançamento do magistral álbum Duplo “Real Live”
A musica de apertura é simplesmente arrepiante. Aqui tenho de fazer um pequeno aparte, Frank era um grande fã de Jimi Hendrix, chegou-se a especular que durante um abuso de LSD que o levou ao hospital este teria incorporado a alma do recente falecido Jimi, o que justificaria seu estilo e virtuose. Frank desmente as lendas, e diz que simplesmente o estilo seu e o de Jimi se encaixavam . E a musica da apertura era “Voodoo Chile”. O publico vai ao delírio quando ouvem “Well, Im a voodoo Chile, Lord Im a voodoo Chile”.Para alguns o fantasma de Jimi Hendrix havia incorporado esse dia.
A sua versão é magistral, virtuosa, impactante. Seus solos, e me desculpem os que se sentirem ofendidos, em nada desmerecem o próprio Jimi. Os dois CD´s tem musicas para todos os gostos. Frank além de um estilo clássico na essência, é eclético, e suas musicas destilan aromas como os bons vinhos,que nos faz lembrar de Jimmy Page, com Led Zeppelin, Black Sabbath, temas de rock pesado a outros que lembram Santana, com toques de Frapton como em “Poppy”.Um toque de Frank Zappa em “Poppy incl She's Not There and Crossroads”. Mas Frank Marino é único e tem denominação de origem.
Não vou fazer aqui uma biografia de Frank Marino, isso vocês vão achar no Wikipédia ou similar, apenas quero fazer aqui meu depoimento de veneração por esse monstro da guitarra, desprezado pela mídia e redescoberto pela alternativo “cérebro global”, que nunca descansa, nunca dorme e também nunca esquece.

Estes videos são só uma amostra, nem sempre de qualidade decente, sugiro procurem ouvirem os cd editados.

Frank Marino - Johnny B. Goode

Frank Marino & Mahogany Rush - Voodoo Chile
Frank Marino & Mahogany Rush - Poppy
Frank Marino and Mahogany Rush - He's Calling

1 comentários:

1.
Anônimo disse...

Estava procurando alguem que comentasse algo a respeito desse gigante das seis cordas pelo google a fora e caí de paraquedas no seu blog! Concordo com todas suas palavras! Long Live Rock And Roll! Rock On with Frank Marino!
-
Luciano