9 de dezembro de 2008

Canned Heat

O destino e um profundo amor pelo Blues iria unir Alan Wilson (nascido em 4 de julho de 1943 em Boston) e Bob Hite (nascido em 26 de fevereiro de 1943 em Torrance). Apaixonados pelo Blues, colecionavam discos compulsivamente, chegando a juntar mais de 70.000 títulos.Eram também estudiosos desse gênero musical e sua enciclopédia de Blues é referencia obrigatória até os dias de hoje.

Em 1965 decidiram formar sua própria banda. Alan "The Blind Owl" Wilson como vocalista, guitarra e gaita, Bob "The Bear" Hite, vocalista. Juntar-se-iam a eles .O guitarrista Henry "Sunflower" Vestine, o baixista Stuart Brotman e o baterista Frank Cook.

Surgiria assim Canned Heat, nome inspirado em um tema do bluesman do delta do Mississippi Tommy Johnson, sobre um alcoólatra que tinha uma predileção por um coquetel, digamos, estranho,feito a base de “sterno” (mistura de álcool gel e etanol) com creme de sapatos e loção capilar.

Não tiveram no começo muito sucesso, porém isso pouco importava, queriam mesmo era fazer Blues. Mas os outros membros não pensavam da mesma forma, o que levaria ao abandono do baixista Brotman , entrando em seu lugar Mark Andes. Este, trás uma rápida passagem pela banda cederia seu posto a Larry Taylor.

Fechariam contrato com a Lyberty Records em 1967 e gravariam o seu primeiro single: "Rolling and Tumbling", seguido do LP, "Canned Heat", com o qual obteriam seu primeiro sucesso.

As mudanças na formação continuaram. Saiu Frank Cook , cedendo seu lugar ao baterista mexicano Adolfo "Fito" de la Parra. Com ele gravariam um de seus melhores trabalhos, "Boogie with Canned Heat". È deste álbum o clássico de Canned Heat, "On the Road Again".

Em 1969 gravariam o álbum duplo ao vivo, “Livin' the blues" com participações especiais de John Mayall, John Fahey, Dr. John e Joe Simple. Uma das faixas,"Goin' up the country", seria um de seus maiores êxitos comercial.
Pouco antes de se apresentarem no mítico Festival de Woodstock e no Festival da ilha de Wight lançaram o LP "Hallelujah".

Desavencias levariam a saida de Vestine, substituído por Harvey Mandel , quando gravariam outro grande disco, "Future Blues" (1970). Pouco tempo depois desse magnífico trabalho Canned Heat perderia um de seus fundadores, Alan Wilson, que se suicidaria com barbitúricos no quintal da casa de seu amigo Bob Hite.

Wilson vitima de depressão, perderia assim a realização de um de seus maiores sonhos, gravar ao lado de um grande ídolo, John Lee Hooker.Sem ele, Canned Heat gravaria "Hooker'n'Heat". que daria a banda o aval oficial de um dos maiores expoentes do Blues. Agora formavam parte importante da enciclopédia que eles próprios criaram.

Os discos se sucederam , assim como as mudanças na formação, até que em 5 de abril de 1981 , morre Bob Hit, vitima de um ataque cardíaco. Mortos os dos pilares fundamentais da banda, os Canned Heat continuariam fazendo apresentações e gravando. Porém sem o brilho e características originais.

Canned Heat - Going up the Country


Canned Heat - Fried Hockey Boogie/Parte1
Canned Heat - Fried Hockey Boogie/ Parte 2
Canned Heat Blues - O tema de Tommy Johnson


0 comentários:

1.