16 de setembro de 2009

Paul Personne


Alguém criticou certa vez o fato de a maioria dos músicos de meu blog ser americanos ou ingleses. A verdade é que não sei a resposta, talvez porque foi nesses países que surgiram os músicos mais relevantes. Ou porque as grandes empresas discográficas eram deles. A verdade é que existe vida além do mundo aglo-saxão. Prova disso é esta nova serie de posts que inauguro com o fantástico guitarrista frances Paul Personne
Paul Personne (René-Paul Roux) nasceu em Argenteuil, França em 27 de dezembro de 1949. Passaria grande parte de sua infância em Houilles, região parisiense. Seu pai gostava de ouvir e tocar gaita, enquanto o jovem Paul ouvia Charles Aznavour e Edit Piaf no radio.Foi através do radio que ouviu por primeira vez a musica “rock” de Hussars Eddy Mitchell e Johnny Hallyday.

Seu pai o presentearia com um acordeão, mas Paul já se deixara seduzir pelo rock e acabaria por abandonar o instrumento em favor da bateria e guitarra. Começam suas experiências musicais com uma banda de colegas do colégio.Aos 17 anos formou-se em uma escola técnica em mecânica. Mas Paul queria mesmo é ser musico. A primeira oportunidade surgiria quando gravaram um disco com Pathé-Marconi com sua banda “L'Origine” chegariam a tocar em algumas rádios e fazer algumas apresentações mas sem muito êxito.Decepcionado começa a trabalhar em uma empresa de processamento alimentos, porem sem abandonar totalmente a musica. Foi um encontro com o grupo de teatro “Liquid Theater” que o traria de volta a encena musical. Daí surgiria uma banda formada por quinze músicos chamada “La Folle Entreprise”. Gravariam o álbum "Pas des anges" na Inglaterra. Isso o firmaria definitivamente como musico. Sua carreira teve altos e baixos, Tinha que enfrentar o “handicap” de ser um francês fazendo blues, ele faria algumas gravações em inglês, mas finalmente conseguiria prestar ao blues o seu sotaque frances.

Um trágico acidente envolvendo sua filha Jessica em 1984 o marcaria profundamente. Após um tempo de auto-exílio retornaria para nos brindar com esse seu magnífico “blues Frances”. Este é evidentemente um resumo bastante sucinto de toda uma vida,
Paul Personne teve uma longa trajetória, gravou com diferentes produtoras, ganhou prêmios, fez turnês, mas aqueles que queiram realmente conhecer o artista devem conhecer a sua obra. Apresento uma pequena amostra deste genial musico a seguir.

Site oficial click aqui

Paul Personne "il était une fois la route" LIVE 2006
Paul Personne - Guitar Solo

Paul Personne : Comme un Etranger
Paul Personne & Ticky Holgado : Le Blues du Dentiste
Paul Personne : Loco Loco - 2006

0 comentários:

1.