28 de janeiro de 2010

Eddie Hazel




Quero aqui fazer minha homenagem a um dos maiores guitarrista de todos os tempos. Esquecido por alguns, desconhecido por outros. Edward Earl "Eddie" Hazel nasceu no dia 10 de abril de 1950 no Brooklyn, Nueva York.

De pequeno ganharia de presente uma guitarra de seu irmão, esse seria o começo para o brilhante guitarrista. Alguns anos depois faria amizade com o baixista a Billy "Bass" Nelson, com o qual tocaria durante um tempo. Quando Nelson foi recrutado para se juntar ao “The Parliamente” recomendou Eddie Hazel ao líder da banda, George Clinton. A mãe de Hazel se oporia no começo porque seu filho tinha apenas 16 anos, mas finalmente cederia.

The Parliament fazia um som chamado “doo wop”, proveniente do rhythm and blues. Muitos lembrarão desse estilo ao ouvir Smoke Gets In Your Eyes de The Platters, ou musicas dos Golden Boys. Eram musicas sentimentais e ingênuas, muitas vezes feitas a capella. Os Parliament logo evoluíram para uma forma de “soul psicodélico”. Por problemas jurídicos os Parliament adotaram o nome de Funkadelic. Resolvidos os entraves começaram a ser conhecidos como Paliament Funkadelic , ou simplesmente P-Funk.

Já falei sobre a banda em um post anterior, e quem estiver interessado click aqui.

Foi com o album Maggot Brain (1971) que Hezel entraria para a historia, em 2008 a revista Rolling Stone colocaria a musica tema Maggot Brain entre as 100 melhores de todos os tempos, uma posição mais do que merecida. A musica conta com um solo de Hezel de dez minutos, algo pouco convencional para a época, e diz à lenda que George Clinton quando foram gravar-la pediu a Hezel que tocara como se a sua mãe acabasse de morrer.Independente de se for verdade ou não , o sentimento transmitido pela guitarra de Hezel nessa musica é dificilmente superável.

Hezel
era um grande admirador de Jimi Hendrix e isso fica patente em suas interpretações, é fácil ver as semelhanças ao ouvir os vídeos aqui postados, apesar das influencias o som de Hazel e característico e particular.

Hazel teve uma vida conturbada e marcada por abusos de drogas e álcool, o que parece ser comum à muitos músicos talentosos . Os excessos o levariam a morte, em 23 de dezembro de 1992. Maggot Brain , apropriadamente, seria tocada em seu funeral.

Funkadelic - Maggot Brain ( Versão original com Eddie Hazel)


Eddie Hazel- jam to pieces Houston 1979


Eddie Hazel- Relic Delic (Purple Hazel)


The Crunch feat. Eddie Hazel - Red Hot Momma
(ultimo ano de Hazel)





0 comentários:

1.