11 de novembro de 2008

Parliament/Funkadelic


Se existe uma banda que merece um tributo aqui no meu blog, esta é com certeza Funkadelic, ou P- Funk se preferem. Merecido também foi entrar no “Rock and Roll Hall of Fame”, ou estar rankeado entre os 100 melhores artistas/bandas de todos os tempos pela revista Rolling Stone e em 6º lugar na escolha das 50 melhores bandas da revista Spin.

Tudo começou em 1955, quando o carismático George Clinton, com apenas 15 anos, e amigos que ensaiavam nos fundos da barbearia onde George trabalhava decidiram fundar os Parliament. A origem do nome , na versão que eu aceito como mais plausível era os cigarros do mesmo nome. Nos primeiros dez anos lançaram apenas dois singles, e o que realmente os manteve ativos foram os shows em direto. No ano de 1967 obtiveram seu primeiro êxito, “(I Wanna) Testify”, e ai vieram os problemas. Discordâncias legais com a gravadora Revilot fizeram que a banda mudasse de nome para Funkadelic. Só em 1970 recuperaram os direitos do nome e passaram a se chamar de Parliament/Funkadelic, ou P-Funk como eram conhecidos.

P-Funk faz uma mistura de R& B,Rock psicodélico, Soul e Funk. A guitarra de Eddie Hazel sofre uma forte influencia de um dos gênios da época, Jimi Hendrix.Seus shows eram marcados por exibições extravagantes mistura de viajem lisérgica e figurino de ciência ficção.
Foram muitos os músicos que gravaram ou participaram com eles em direto. Muitos não aparecem nos créditos dos discos por estar contratados com outras gravadoras. Não vou entrar em detalhes de nomes já que esta não é uma biografia, eu não sou biógrafo e a lista é extensa e tediosa. Minha intensão é fazer uma resenha, sobre esta importante banda que influenciaria vários artistas posteriores de funk, rap e outros estilos.

Destaco aqui a musica “Magot Braian”, com a qual o guitarrista Eddie Hazel demonstra todo o seu talento e virtuose, um clássico de um dos maiores guitarristas de todos os tempos.


Parliament/Funkadelic: Maggot Brain



Parliament/Funkadelic -Dr. Funkenstein
Eddie Hazel 1979 ( simplesmente genial)
Funkadelic - One Nation Under A Groove

Parliament Funkadelic - Do That Stuff
Parliament - Agony of Defeet


Parliament Funkadelic "Funkintelecky"

Funkadelic - I Got A Thing

0 comentários:

1.