28 de setembro de 2009

Popa Chubby



Popa Chubby nasceu como Theodore Joseph Horowitz, em 31 de março de 1960 no bairro do Bronx de Nova Iorque.È uma figura imponente e que sem duvida vale a pena conhecer, não sem motivo é tido como o rei do Blues de Nova Iorque.

Popa relata seu primeiro contato com a musica em uma “jukebox” na loja de doces de seus pais, onde se ouviam os sucessos dos anos sessenta, soul e R & B. Nomes como Otis Redding, Wilson Pickett, Aretha Franklin e Marvin Gaye despertaram seu prazer pela musica. Seus pais eram grandes fãs de Rhythm and Blues, possuindo uma grande coleção de discos que viriam a influenciarem sua formação musical .

Com apenas 6 anos de idade começou a tocar a bateria, um ano depois seu pai o levaria a um concerto no Madison Square Garden para ver um show de Chuck Berry, esse show mudou a vida do jovem Ted. Aos nove anos seu pai viria a falecer e Popa vai morar com seus avós, foi quando decidiu abandonar a bateria definitivamente.

Eram os anos 70, nas rádios se ouviam Led Zeppelin, Johnny Winter Jimmy Hendrix e Rolling Stones. Popa teria sua primeira guitarra com 16 anos. Logo faria “covers” de seus ídolos, tocando todos os estilos musicais.Em 1984 enquanto jogava basquete no Central Park conheceria o cantor e compositor Pierce Turner que produziria seu primeiro álbum “The Sky and The Ground”.

Em 1990 foi criada a Popa Chubby Band. O nome artístico foi inspirado em uma musica que Bernie Worrell do Parliament/Funkadelic cantava durante uma “Jam session” . Popa relata: "... ele estava cantando uma canção chamada “Popa Chubby” e apontou para mim. Popa Chubby, significa, basicamente, ficar animado. O núcleo da minha música é sobre a emoção. Acho que a música deve fazer as pessoas se sentirem vivas...”

Popa criaria seu próprio selo discográfico chamado de Popa Chubby Productions, com o qual produziria não somente seus trabalhos, mas de outros artistas independentes.

È um musico urbano e engajado politicamente como pode se comprovar no seu álbum “Peace, Love and Respect” onde critica a guerra contra o Iraque e sai em defesa da primeira emenda. Gravaria álbuns na Europa, o que lhe rendeu varias turnês de sucessos pelo velho mundo, onde é bastante conhecido e apreciado. Sua mistura de blues, jazz, rock, funk, soul e rap daria origem ao chamado “New York City Blues”.

Popa é um musico cativante, tanto por sua qualidade musical como por sua presença física. Confira:

Popa Chubby : Walk On The Wild Side

Popa Chubby : Hey Joe

Popa Chubby - Back Door Man

Popa Chubby - Life is a Beatdown (Rockpalast 2004)


Popa Chubby - Knowbody Knows You When Youre Down And Out

Popa Chubby - Sweet Goddess of Love and Beer



0 comentários:

1.