27 de novembro de 2008

Derek and the Dominós

Eric Clapton estava cansado, molesto com sua notoriedade, intensamente envolvido com heroína, desejava passar despercebido e poder assim "curtir" seu vicio sem chamar demasiada a atenção. Após fazer parte da legendária "Cream" e a efêmera "Blind Faith", só queria tocar discretamente em uma banda desconhecida.
Foi assim que Clapton aceitou o convite de Bobby Whitlock para tocarem juntos. Fizeram algumas “jam session”, para pequenos auditórios e pouco tempo depois e com algumas incorporações surgiria o “Eric Clapton & Friends” em junho de 1970, que logo passou a se chamar “Derek & The Dominós”. Mudança de nome causada talvez pelo desejo de Clapton de passar despercebido. Contava em sua formação com o já citado Bobby Whitlock, vocalista e teclados, Carl Radle, no baixo, Jim Gordon, bateria e Eric Clapton na guitarra.

Fariam uma gira por pequenos “Clubs” ingleses, o nome de Clapton nem mesmo apareceria nos cartazes, e a audiência era reduzida. Era tudo que Clapton desejava nesse momento.
Em agosto de 1970 o produtor Tom Dowd os chama a Miami para gravarem seu primeiro álbum. Nessa época "The Allman Brothers" estavam gravando também com Dowd. Duane Allman, um dos maiores guitarristas de todos os tempos, que era um grande fã de Clapton deu um jeito de aparecer no estúdio durante as gravações.


Duane ficou intimidado na presença de seu ídolo, mas como ficaria sabendo mais tarde a admiração era
mutua. Nessa noite tocariam juntos em uma “jam” descompromissada.
Daí surgiu o convite para que Duane participasse da gravação do disco. Por sorte ele aceitaria, surgindo assim um dos álbuns mais celebrados da historia do rock, “Layla and Other Assorted Love Songs”, que contaria também com a colaboração de George Harison na guitarra e Albhy Galuten, no piano.

Historia aparte merece a musica "Layla", uma das 100 melhores musicas de rock todos os tempos. Eric Clapton que era apaixonado pela mulher de seu amigo George Harrison, Patti, se inspirou em um conto persa para escrever a musica. Este conto falava do amor impossível entre Layla, que significa “noite" em árabe, nome recebido por seus negros cabelos e Qais, um filho tardio de um velho casal. Qais seria chamado pelo povo de Majnum, que significa “louco”. E Qais estava louco mesmo, de amor por Layla. Assim se sentia Clapton por Patti, que como no conto também era casada. Finalmente ele e Patti acabariam juntos o que não abalaria a sua amizade com George Harrison, e nos rendeu esse maravilhoso e já clássico tema.

Derek and the Dominós gravariam apenas mais um álbum com gravações de seus concertos. Os problemas com as drogas, desentendimentos, a morte de Duane Alman e Jimi Hendrix, que abalaram profundamente a Clapton, acabariam com a banda. Produziram pouco mas sem duvida deixaram um dos álbuns mais consistentes da historia.

Eric Clapton - Layla

Derek and the Dominos - Tell the Truth
Derek and the Dominos - Have You Ever Loved a Woman
Derek & The Dominos - Why Does Love Got To Be So Sad?
Derek and the Dominos - Anyday
Derek and the Dominos - Got To Get Better In A Little While
Derek and the Dominos -I Am Yours
Duane Allman - Eric Clapton - Jam

1 comentários:

1.
Jorge Fortunato disse...

Olá Fernando,
Faz tempo que não passo aqui, mas é sempre bom voltar e encontrar música de qualidade. Não sou muito fã do Eric Clapton, mas curto uma ou outra música. O post ficou muito bacana.
Abraço