16 de julho de 2010

Gary Moore



Gary Moore nasceu em 4 de abril de 1952 na cidade de Belfast, Irlanda do Norte. Calma, não vou fazer uma biografia já que ele é figura carimbada e existe bastante material na net para quem queira conhecer mais sobre sua vida e trajetória musical.

Darei um salto cronológico até o momento em que Moore junto a sua banda Skid Row (com a qual começou a tocar com apenas 16 anos) contatam com Peter Green para atuar na abertura dos shows da legendária Fleetwood Mac. Peter Green, considerado por muitos, como um dos maiores quitarristas de todos os tempos, ficaria tão impressionado com Moore que o levaria a sua gravadora, CBS, para firmar um contrato. Moore era um grande admirador de Green, tanto que em 1995 lançaria um álbum , "Blues for Greeny", com temas de Green.

Confesso que só vim a conhecer Moore com o lançamento de seu álbum "Still Got the Blues", com o qual abandonava o hard rock e entrava de maneira genial no mundo do blues. A musica que da nome ao álbum, "Still Got the Blues" , é sem duvida um dos mais incríveis temas que já ouvi, um grande clássico dos amantes do blues. Por sorte Moore definitivamente abandonaria o hard rock e enveredaria o caminho do blues em uma jornada sem volta.

Moore
tocaria com músicos consagrados que admirava , como B.B. King, Albert King e Albert Collins,entre tantos outros, afirmando assim a sua devoção tardia pelo blues.


T
enho que destacar seu interessante trabalho em uma formação efêmera porém importante, a “BBM”, formada por Jack Bruce, ( baixo) e Ginger Baker ( baterista) membros junto a Eric Clapton da mitica banda “Cream”.
Seguem videos de algums dos seus temas mais conhecidos:

Garry Moore Still Got The Blues
Gary Moore - Oh Pretty Woman
Gary Moore - The Stumble
Bruce Baker & Moore ( BBM ) - Sitting On Top Of The World
Gary Moore - Parisenne Walkway
BB King / Gary Moore - The Thrill is Gone
Gary Moore - Walking by myself
Gary Moore Empty Rooms Live 1987 His Best Guitar Solo
Gary Moore and Eric Bell - Whiskey In A Jar


0 comentários:

1.