11 de outubro de 2008

Rory Gallagher , da gloria ao esquecimento



Rory era um musico brilhante, com certa tendência ao protagonismo, motivo talvez que o levou a recusar uma oferta para substituir Brian Jones dos Rolling Stones. Brilhou como uma supernova, se extinguiu e caiu no esquecimento.
Nasce no dia 2 de março de 1949 na pequena cidade de Ballyshannon do condado de Donegal, Irlanda do norte. De pequeno ouvia blues e Folk. E logo ficaria fascinado pelo rock e o skiffle.
De skiffle seria também sua primeira banda ao 11 anos de idade. Este estilo que fez sucesso nos anos 50 era um folk com fortes influencias de blues e jazz. Seus instrumentos eram a guitarra acustica e o banjo e outros improvisados, como tabua de lavar roupa, pentes, garrafas, tudo o que pudesse ser usado para fazer um som. Uma banda conhecida de skiffe eram os The Quarry Men, mais tarde se tornariam conhecidos comoThe Beatles. Ou The Barber-Coyler Skyffle Band, da qual fez parte Mike Jager dos Rollig Stones.

Aos 12 anos ganhou sua primeira guitarra elétrica e aos 15 formaria sua primeira banda à serio, Fontana Show Band, que passaria a se chamar mais tarde The impact. Com ela começaria a fazer turnes profissionais pela Europa. É nesta época que compraria sua inseparável Fender Stratocaster de 1961.

Em 1966, aos 18 anos formaria o The Taste, com Eric Kitteringham, no baixo e Norman Damery na batería. Gravando no ano seguinte seu primeiro LP.Fazem excursões com John Mayall e Blind Faith. Ja são um sucesso nas ilhas britanicas, porém após o festival da ilha de Whigth o grupo se separa , motivado em grande parte pelo excessivo protagonismo de Rory.
Rory era um musico excepcional, multi instrumentista , tocava guitarras acústica e eletrifica, baixo, percussão , mandolina, sitar ,armónica e, pasmem, sax, como pode ser visto no álbum Live Taste.

Rory era profundamente apaixonado pelo folk e blues, um guitarrista com um estilo forte e contundente que deixaria sua marca influenciando gerações posteriores. Em 1971 e 72 seria eleito o melhor guitarrista pela prestigiosa revista Melody Maker, superando inclusive o astro da época Eric Clapton.

Não vou fazer aqui uma biografia detalhada de sua vida e trabalhos,a sites especializados para isso, só uma pincelada rápida de quem foi este artista hoje quase esquecido e deixar alguns links para que possam ouvir, descobrir ou recordar o genial guitarrista.

Rory Gallagher morre em 14 de junho de 1995 a conseqüência de um transplante de fígado.
A supernova cresce, se infla ao limite e explode em um banho de luz e desaparece, porém de seus restos outras estrelas se formarão.


Genial, mil vezes genial, merece um destaque e alguns videos
.

Rory Gallagher - Off The Handle


Rory Gallagher - Cradle Rock

Rory Gallagher, Jack Bruce - Politican

Rory Gallagher - Calling Card

Rory Gallagher - I Wonder Who

Rory Gallagher, Walk On Hot Coals, Live On The Whistle Test

Rory Gallagher - Tattoo'd Lady

Rory Gallagher - Do You Read Me

Rory Gallagher - Bankers Blues

Rory Gallagher - Bullfrog Blues

Rory Gallagher - Mississippi Sheiks

Rory Gallagher - slow blues "It's The Same Thing"

Rory Gallagher - Hands Off (live)

0 comentários:

1.