29 de junho de 2009

Marcus Miller


Poucos músicos tiveram o privilegio de tocar com o mítico Miles Davis, e os que não o fizeram jamais o farão ( Miles morreu em 1991). Miller teve a sorte de tocar com seu ídolo de infância. O que já nos dá uma idéia de sua dimensão como musico. Miles Davis era um deus no olimpo jazzistico, tocar com ele era dado a poucos, apenas os melhores. Entrar nesse panteão era o "ticket" para a imortalidade

Marcus Miller é um musico e compositor de jazz nascido em Nova Iorque no 14 de junho de 1959. Nasceu no seio de uma família musical, seu pai tocava o órgão em uma igreja além de ser o dirigente do coro. Começou estudando clarinete, mas dominava também o piano, guitarra, saxofone e baixo. Apesar de algumas vezes fazer incursões por outros instrumentos acabou por optar pelo baixo elétrico.

Com apenas 15 anos de idade já era um musico habitual dos “clubs” de Nova Iorque. Como musico de estúdio gravaria com personalidades do gabarito de Aretha Franklin, Grover Washington Jr, Roberta Flack, David Sanborn, Bob James, Carly Simon, McCoy Tyner, Bryan Ferry , Billy Idol entre outros.

Não era de estranhar que fosse chamado para tocar com Miles Davis, em 1981, permanecendo a seu lado por 2 anos. Em 1986 se juntaria novamente a Miles para produzir o emblemático álbum “Tatu”.

Nos últimos anos produziu trilhas sonoras para filmes diversos, destacando-se seu trabalho para o filme "School Daze", do diretor, Spike Lee.

Em 2007 participaria da gravação de "Thunder", magistral trabalho junto a dois dos maiores baixistas da atualidade: Victor Wooten e Stanley Clarke. No ano seguinte, 2008, fariam uma gira por vários países. As criticas a este trabalho são dispares, comparadas por algum critico a uma “clinica” de baixo, sem duvida é uma aula de três mestres de tudo o que se pode fazer com um baixo.

Selecionei alguns vídeos, espero que gostem:

Marcus Miller slap bass solo
Miles Davis with Marcus Miller - Tutu

Teen Town ( Jaco Pastorius ) by Marcus Miller

Marcus Miller-Frankenstein

2 comentários:

1.
Designer + Vigiado disse...

Olá, Webmaster,
Foi muito valioso para mim ter encontrado esse blog pois contém postagens de qualidade e essencias ao nosso meio.
O conteúdo está bem arranjado e diversificado.
Parabéns e continue investindo nele e oferecendo informações inovadoras.
Abraços.
Designer + Vigiado

BLOGZOOM disse...

Fernando, eu sou fãzoca do Marcus Miller. E gostei muito de ouvir Jaco Pastorius. Bjs