17 de julho de 2009

Shred

Vivemos em um mundo de etiquetas e referencias, queiramos ou não elas são necessárias para podermos comunicar de forma concisa nossas preferências e gostos musicais. Gosto do termo "shred", não do nome em si, mas o que esta por trás dele.
“Shred" designa uma comunidade de guitarristas que enfatizam a interpretação de passagens de grande complexidade técnica e velocidade”. Surgiram na década de oitenta, após o aparecimento do álbum “Surfing with the Alien” de Joe Satriani e “Passion and Warfare”. de Steve Vai. Uma amostra de Shred seriam os concertos do “G3”, criado em 1996 por Satriani. Estes concertos foram incentivados pelo seu amigo Steve Vai que queria dessa maneira ajuda-lo a sair do estado depressivo que passava na época. Neles se reúnem anualmente um trio de grandes guitarristas, sempre junto a seu mentor Satriani.Algumas das feras que participaram do “G3”: John Petrucci,Yngwie Malmsteen, Robert Fripp , Eric Johnson, Paul Gilbert,Gary Hoey,George Lynch e Billy Gibbons. Eu considero outro marco importante para a divulgação deste tipo de musica o festival “Guitar Legends” realizado em Sevilha por ocasião da Expo92. Realizado no dia 15 de outubro de 1991 contou com a presença de 27 grandes lendas da guitarra. Coloco a lista completa para mostrar a importância do evento.
Participaram os guitarristas :
Albert Collins,B.B King,Bo Diddley,Brian May,Dave Edmunds,George Benson,Jack Bruce,Joe Walsh,Joe Satriani,John McLaughlin,Keith Richards,Larry Coryell,Les Paul,Nuno Bettencourt,Paco De Lucia,Phil Manzanera,Richard Thompson,Robbie Robertson,Robert Cray,Roger Waters,Roger McGuinn,Stanley Clarke,Steve Cropper,Steve Vai,Vicente Amigo.
Lembro-me como dominaram a cena, entre tantas celebridades, Steve Vai, Satriani e Nuno Bettencourt (Extreme), com seus solos frenéticos e virtuosos.
Na verdade o “shred” não é um estilo musical, mas uma maneira de tocar a guitarra, onde o virtuosismo, complexidade melódica e velocidade é o mais importante. O estilo não importa, pode ser Heavy Metal, Rock, Jazz Fussión, tanto faz. O importante é mostrar até onde se pode chegar com este instrumento. Os “Shredding” são criticados muitas vezes pelo exagero de virtuosismo e obsessão pela complexidade musical, acabam restando sentimento a interpretação. Eu pessoalmente discordo, acredito que essa vertigem é uma maneira diferente de sentir a musica. Mas entendo essa colocação. Já senti algo parecido com respeito a alguns temas de John McLaughlin. “Muito barulho e poucas nozes”.
Para quem quiser ouvir, alguns dos mais relevantes “Shredding”: Os já citados Satriani e Steve Vai, Eddie Van Halen, um grande precursor, Yngwie Malmsteen e sua mescla de musica erudita, Frank Gambale, John Petrucci, Paul Gilbert, Richie Kotzen, Tony MacAlpine, Allan Holdsworth, Randy Rhoads, Jason Becker, Vinnie Vincent, Michael Angelo Batio, Buckethead, Jani Liimatainen, Luca Turilli, Ron Jarzombek, George Bellas, Rana Hassan, Theodore Ziras, e claro nosso Kiko Loureiro, entre muitos outros.

Joe Satriani-Surfing With The Alien
Steve Vai - "Blue Powder"
Michael Angelo Batio

Eric Johnson - Cliffs of Dover
Eddie Van Halen - Eruption
kiko Loureiro - Dilemma

Greg Howe - Jammin' on Sunny

4 comentários:

1.
Adelson (Gerenciando Blog) disse...

Olá, Fernando!

Seu blog é mesmo ótimo! Agora fiquei surpreso ao descobrir que eu apreciava o "shred" mesmo antes de saber que esse movimento tinha um nome!

Sempre admirei a técnica de guitarristas como Satriani e Vai. parece algo sobrenatural o que eles são capazes de fazer com a guitarra (e isso me remete ao ótimo filme "Crossroads").

Podem haver críticas, como você cita em seu texto, mas ainda fico de queixo caído ao ver do que esses caras são capazes com a guitarra na mão.

Um abraço e parabéns pelo ótimo texto!

Carlos Giron disse...

Caro fERNANDO

Tem um prêmio para o Cotton Club no meu Blog, da uma passada por lá ok.

Abraços

http://blueseblues.blogspot.com

Anônimo disse...

Muito bom seu blog. Excelentes temas.
Parabéns pelo belo trabalho.

Hapi disse...

hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....