2 de julho de 2009

Jaco Pastorius


Qualquer baixista que se preze tem obrigatoriamente que conhecer algo do trabalho de Jaco Pastorius. De preferência o seu álbum solo “Jaco”, obra de referencia para todo baixista iniciante.
O porquê da afirmação acima é fácil de compreender se conhecermos um pouco da historia desse genial musico.

John Francis Anthony Pastorius III nasceu em Pennsylvania no dia 1 de dezembro de 1951. Filho de um baterista de jazz, Jaco emularia o pai e desde pequeno esse seria o seu instrumento. Provavelmente ele nunca teria deixado a bateria se durante a adolescência não tivesse sofrido um acidente praticando esporte. Sofreu uma lesão no pulso que o impedia de continuar com a bateria, sua escolha natural foi passar a tocar o baixo, instrumento similar a bateria, ao menos no objetivo, a marcação rítmica.


Jaco tirou os trastes de seu baixo "Precision Bass modelo 1962" (“Bass of Doom” ), transformando-o em um baixo fretless, algo até então pouco conhecido. (se excetuarmos o baixista de Brand-x, Percy Jones) Ao tirar os trastes do instrumento ele fica mais parecido a um contrabaixo tanto no referente ao som quanto a técnica . Fica com uma sonoridade limpa, com maior riqueza harmônica, porém a dificuldade de execução aumenta consideravelmente, de uma maneira diretamente proporcional as suas infinitas possibilidades. Jaco Pastorius desenvolveu sua própria técnica, criando escola.com seus "pizzicatos e harmônicos", suas marcas registradas.

Outro grande aporte de Jaco foi o de tirar o baixista do papel de mero acompanhante, trazendo-os para o primeiro plano. Ele levou as pessoas a interessasse por aquele instrumento, fisgadas por suas improvisações e mágicos solos. Ele mudou o paradigma, agora os holofotes apontariam também para os novos protagonistas, abrindo o caminho a muitos baixistas celebres: Victor Wooten, Stanley Clarke, Marcus Miller, Richard Bona,Oteil Burbridge,Bootsy Collins, Abraham Laboriel e Steve Bailey por citar apenas alguns.

Muitos conheceram Jaco Pastorius , como eu, ouvindo os “Weather Report”. Seu som, rico, característico e inconfundível acaba tornando-o o membro mais importante e relevante, para muitos fãs, desta banda. Eclipsando muitas vezes o seu líder, Joe Zawinul.
Sua historia com os “Weather Report”.é curiosa e merece ser contada. Jaco já alcançara certa notoriedade após seu álbum “Bright Size Life”, realizado junto ao guitarrista Pat Metheny ( tema para futuro post) e o baterista Bob Moses.Em seguida passaria a integrar a banda Blood, Sweat & Tears, antes de lançar, algum tempo depois o seu primeiro trabalho solo chamado “Jaco”, muito aclamado pela critica. Mas ele era vibrado pela banda de jazz fusion “Weather Report” de Joe Zawinul e Wayne Shorter. Tanto que chegou a se oferecer pessoalmente a Zawinul, dizendo-lhe que era o melhor baixista do mundo. Zawinul ouvira os trabalhos de Jaco e ficara impressionado, mas já tinham baixista na banda, e dos bons. Quando este, Alphonso Johnson, decidiu sair, Zawinul imediatamente chamou Jaco para fazer parte do que seriam os melhores anos de “Weather Report”.

Os anos seguintes foram o começo do fim para Jaco Pastorius. Passou a sofrer de depressão, os remédios antidepressivos que tomava não lhe permitiam tocar.Isso fazia com que bebe-se, ficava mais deprimido, bebia mais, caindo em uma espiral sem retorno. Foi internado diversas vezes por surtos maníacos depressivo, foi-lhe diagnosticado transtorno bipolar.
Estava se aproximando perigosamente do precipício, até que no dia 11 de Setembro de 1987 deu o ultimo passo sem volta. Acabara de sair da prisão por roubar um carro, foi até um concerto de Carlos Santana e totalmente bêbado tentou subir ao palco. Teve que ser expulso. De lá se dirigiu a um bar chamado “Midnight Bottle”, de onde também foi expulso, ao tentar voltar quebrou a porta de vidro, um dos seguranças, cinturão preto de karate, deu-lhe uma surra que o deixou em estado de coma.

No dia 21 de setembro sua família decide desligar os aparelhos que o mantinham com vida após ser-lhe diagnosticada a morte clinica. Morre assim, com apenas 35 anos de vida, Jaco Pastorius, um dos maiores baixistas de todos os tempos. Seu agressor passaria apenas quatro meses na prisão.
Weather Report with Jaco Pastorius - Birdland
Weather Report (with Jaco) - Black Market and Scarlet Woman
Weather Report (Jaco Pastorius) - A Remark You Made
Jaco Pastorius solo

2 comentários:

1.
woody disse...

Legal!
Só tem uma coisa que não bate: não existia o Fender Jazz Bass em 1954, ele nasceu em 1960 para competir com o Rickenbacker que surgiu em 1957.
O modelo usado por Pastorius era um Jazz Bazz 1962. Mas isso não tira o mérito do seu post. É sempre bom ler e ouvir algo de Jaco Pastorius.

Abraço,
WOODY


First introduced in 1960 as the "Deluxe Model", it was marketed as a stablemate to the Jazzmaster guitar which was also marketed as a "Deluxe Model" in its own right. It was renamed the Jazz Bass as Fender felt that its redesigned neck - narrower and more rounded than that of the Precision Bass - would appeal more to jazz musicians. The Jazz Bass has two single coil pickups with two pole pieces per string. This gave the bass a stronger midrange sound to compete with the Rickenbacker bass, which had been introduced in 1957 and was famously "bright." As well as having a slightly different, less symmetrical and more contoured body shape (known in Fender advertising as the "Offset Waist Contour" body), the Jazz Bass neck is noticeably narrower at the nut than that of the Fender Precision Bass. While the Precision Bass was originally styled similarly to the Telecaster guitar (and, after 1957, the Stratocaster), the Jazz Bass' styling was inspired more by the Jazzmaster guitar, with which the Jazz shared its offset body and sculpted edges that differentiate it from other slab-style guitar bodies.

Fernando Huete disse...

WOODY,seu comentario procede, realmente não havia o modelo Fender Jazz Bass, apenas o Precision que eu pensei poderia ser o modelo verdadeiro. Mas após varias pesquisas a conclusão é que era o modelo 1962 do Jazz Bass.Meu blog não pretende ser uma referencia biográfica,já existem muitos dedicados a isso como o Wikipedia por exemplo, muito mais extensos, apesar de muitas vezes não ser totalmente confiável.Meu blog é um site de referencia, com exemplos em video dos músicos sobre os quais escrevo.Mas tenho verdadeiro medo de passar dados errados, já que percebi que estes acabam replicando-se e desvirtuando a verdade. Por isso agradeço sua correção.A morte de Jaco já é um motivo de polêmica e versões desencontradas.Aceitei a que julgo mais verossímil.Voltando ao baixo,este tem também suas lendas,dizem foi roubado, perdido ou destruído pelo próprio Jaco, vai saber.Recentemente foi encontrado e reformado por um luthier.Veja o link:http://www.jacopastorius.co.uk/index2.html
Um abraço