27 de agosto de 2009

Les Paul

Quero deixar aqui minha homenagem a esse grande musico e um dos artífices da guitarra elétrica.
Lester William Polsfuss, nasceu em 9 de junho de 1915 em Waukesha, Wisconsin. Foi um musico precoce, demonstrando grande talento desde garotinho.

Les Paul viveu o apogeu das “Big Bands”, grupo de músicos que faziam apresentações para grandes públicos. Em aquela época não existia guitarra elétrica e a única forma de amplificação sonora conhecida era o microfone, utilizado apenas por cantores. Para quem tocava instrumento de corda como o violão era um problema fazer-se ouvir. A concorrência dos metais e percussão era desleal Os instrumentos de corda afogavam-se naquela enxurrada sonora.

Houve varias tentativas de aumentar a potência sonora destes instrumentos . Alguns conceitos só seriam aproveitados anos mais tarde como os fonocaptores do engenheiro da Gibson, Lloyd Loar. O violão metálico com cones de ressonância de John Dopyera, produziram um instrumento com um timbre característico, se tornou um instrumento de predileção dos "bluesman", mas seu som algo estridente era pouco versátil e limitado para alguns tipos de musica. Apareceram as cordas metálicas, o que levou a uma reestruturação do corpo do violão para agüentar as forças aplicadas por estas. Pensou-se em utilizar microfones, porém eles amplificavam todos os outros instrumentos a sua volta. Precisavam de uma amplificação que isola-se os outros sons. Algumas tentativas foram melhor sucedidas que outras, e pouco a pouco a guitarra foi evoluindo.
Foram muitos os que contribuíram para o desenvolvimento da guitarra elétrica como a conhecemos hoje. Nomes como Rickenbacher, e suas primeiras pastilhas eletromagnéticas nos chamados "violões havaianos", deram um primeiro passo no caminho certo. Apareceram as Gibson ES-150,”Eletric Spanish” de 1936, basicamente um violão espanhol com uma pastilha eletromagnética. Esta teria grande sucesso entre os músicos profissionais, graças principalmente a um musico da orquestra de Benny Goodman, chamado Charlie Christian. Ele seria o primeiro a fazer grandes solos com este instrumento, algo antes reservado a instrumentos de sopro. Christian foi o responsável de tirar a guitarra da base rítmica e tranforma-la em um instrumento “solista” . Essa mudança de "status" colocou o guitarrista em um plano de destaque, a repercussão dessa mudança foi tanta que a pastilha da Gibson ES-150 é conhecida até os dias de hoje como “pastilha Charlie Christian”.

Foi nesse ambiente que cresceu Les Paul. Já de pequeno faria suas experiências com peças de telefone e o velho radio de seus pais, tentando achar uma maneira de amplificar seu violão . Em uma dessas experiências quase morreu eletrocutado. Mas ele não desistiu, unindo pedaços de uma guitarra acústica com um pedaço de madeira no meio criou o conceito do que seria a primeira “guitarra solida”.Ofereceu sua invenção a Gibson que não se interessou . Pouco tempo depois a Fender lançaria a primeira guitarra "solida" do mercado, obtendo grande êxito de venda. Isso fez com que a Gibson mudasse de idéia e decidiram fabricar a guitarra de Les Paul.Com pouco sucesso a principio, finalmente se tornaria a d guitarra favorita de muitos músicos renomados. A lista de guitarristas que a tocaram é interminável. Hoje a Gison Les Paul é um verdadeiro mito, e seus modelos de 1957 e 1959 alcançam preços exorbitantes, tornando-se instrumento de colecionador , como se fossem violinos "Stradivarius".

Fruto da criatividade Les Paul foram também as gravações multi pistas, o que permitia a um mesmo musico tocar uma base rítmica e a seguir sobrepor uma gravação em uma pista adjacente com o próprio solo.Isto implicaria em uma verdadeira revolução.

Les Paul foi condecorado pelo presidente George W. Bush com a “ Medalha Nacional das Artes”, maior distinção dada a um artista pelo governo Norte Americano. Ganharia três prêmios Grammy além de infinidade de homenagens e distinções.
Les Paul era principalmente e, sobretudo um grande musico e assim será recordado.

Comercial cerveja "Coors" , ja diz tudo
Les Paul & Stanley Jordan

Les Paul - Jeff Beck - Jamming Together( video ruim mas vale a pena)
Les Paul na Expo 1992 de Sevilla -" Brazil"
Les Paul Trio - "Over The Rainbow"
Les Paul - Caravan

Les Paul & Mary Ford How High the Moon ( Um marco na historia)