6 de novembro de 2008

Ten Years After


Todos temos alguma banda da qual somos fãs incondicionais. Seja ela boa ou não, algumas de suas musicas marcaram um momento de nossas vidas. No filme de minha vida escolheria algumas de Ten Years After para banda sonora . Não poderia faltar, entre outras, “I'm Going Home ” e "Love like a man" . Ten Years After, fora gostos pessoais eles são sem duvida uma das melhores bandas de blues rock de todos os tempos.


Ten Years After iniciou em 1965, era a época de ouro das bandas britânicas de blues rock, década do surgimento das míticas Cream, Fleetwood Mac e Led Zeppelin. Haviam se chamado The Atomites, The Jaymen e The Jaycats até adotar o nome pelo qual são hoje conhecidos.

Sua formação era Alvin Lee, guitarra, Leo Lyons no baixo, Ric Lee, bateria e Chick Churchill, teclados. Firmaram seu primeiro contrato com a Decca em 1967, lançando “Ten years after”, seu álbum de estréia. Não tiveram muito sucesso, o que mudaria com o lançamento do segundo álbum “Undead” de 1968. Nele estaria incluso um de seus temas mais populares, “I’m going home”, tema tocado por Alvin Lee em Woodstock, com duração de 11 minutos, que o consagraria como um dos melhores guitarristas de todos os tempos. Participaram também do famoso festival da ilha de Wight em 1970, Seus Discos posteriores marcariam o declive da banda, que se separaria em 1974. Reuniram-se anos depois para algumas apresentações pontuais.

Years After -I'm Going Home

Ten Years After - Live at the Marquee Love Like a Man

Ten Years After - Slow Blues In C
Ten Years After - The Bluest Blues
Ten Years after - Alvin Lee
Ten Years After- Woodchopper's Ball, Live At The Marquee

3 de novembro de 2008

Savoy Brown


Poucas bandas resistem ao passo do tempo. A estrada é longa e os desvios são diversos, abuso de drogas, egos , desentendimento artístico e econômico acabam desagregando a maioria delas.
Porém Kim Simmonds , contra vento é maré se manteve firme no leme, por mais de quatro decadas, sendo até hoje o unico integrante original , pode-se dizer: Savoy Brown é Kim Simmonds.

A Historia da banda britânica começa em 1966, quando Kim Simmond, guitarrista e grande amante do blues e R&B, decide se juntar a Bruce Portius, vocalista, Martin Stone, guitarra, Ray Chappell , bateria e Leo Manning, teclados, para formar o “The Savoy Brown Blues Band”.

Tocando em pequenos locais, conseguiriam alguns poucos seguidores fieis, entre eles estava Mike Vernom, quem produziria seus primeiros singles pelo selo Purdah, “I can’t quit you, baby” e “True blue”. Gravariam seu primeiro LP, “Shake down”, em 1967 pela Decca, porém não tiveram muita aceitação e a banda começou a se desfazer. No segundo LP,” Getting to the Point”, apenas restaria Simmonds dos componentes originais.

Em em 1969 com seu excelente terceiro LP, “Train to nowhere”, començariam a fazer mais sucesso nos Estados Unidos que na Inglaterra, curiosamente eram pouco conhecidos em sua terra natal.

De lá para cá ouve constantes alterações nas suas fileiras, uma das mais relevantes com certeza seria o vocalista Chris Youlden, que logo partiria para uma carreira solo. Outros membros formariam a excelente banda Foghat ou partiriam para formar parte de Fleetwood Mac. Apesar de tudo isso Savoy Brown, ou melhor, Kim Simmonds, continuaria a fazer bons trabalhos até os dias de hoje.







Savoy Brown - Hellbound Train

Savoy Brown-Where's Your Heart Gone

Savoy Brown - Hip Shakin' Woman