25 de junho de 2009

Esperanza Spalding


Esperanza
tem um lindo e sugestivo nome, “esperança” em espanhol“. Esse nome descreve o sentimento de sua mãe ao trazer sua filha ao mundo. Otimista e batalhadora ela criaria sozinha Esperanza e seu irmão. Seria ela também a responsável pela iniciação de Esperanza no mundo da musica.

Esperanza Spalding nasceu em Portland, Oregon em 8 de outubro de 1984, começou tocando violino aos 5 anos de idade. Aos 14 decidiu abandonar a escola publica que freqüentava decepcionada pela qualidade do ensino, voltaria um ano depois, e foi nessa volta ao freqüentar as aulas de musica que se deparou com um contrabaixo recentemente adquirido pela escola. Foi amor a primeira vista, seduzida pelo seu peculiar som decidiu que esse seria seu instrumento a partir desse momento.

Foi considerada uma menina prodígio e quando freqüentava a universidade “ Portland State” um professor admirado de seu talento a incentivaria a ingressar na mais prestigiosa escola de musica , a “Berklee College Of Music “.Conseguiu uma bolsa e completou seus estudos em apenas 3 anos. Após a formatura foi imediatamente contratada como professora da escola.Com apenas 20 anos se tornaria a docente mais jovem da instituição.Em 2005 ganharia uma bolsa da “Boston Jazz society” por seu extraordinário talento.
Esperanza possui a beleza exótica e peculiar conferida pela miscigenação, seu pai era negro e sua mãe uma mistura de gales, hispânico e índio norte americanos. È poliglota, e canta em inglês, espanhol e português. Tem uma grande admiração pela musica brasileira, e canta num excelente português como se pode ver na musica “Ponta de areia” de Milton Nascimento.

Perguntada sobre quais seriam suas influencias musicais, responderia: “ Eu não saberia te dizer. Não quero soar como soam os outros, por isso tento pensar em aqueles compositores que eram corajosos de verdade. É essa coragem e singularidade que mais me inspira. Mas se eu tivesse nomear meus três músicos favoritos estes seriam Stevie Wonder, Milton Nascimento e Wayne Shorter. Depois vem Shostakovich, Prince e Minnie Ripperton (a fantástica Minnie tema de um futuro post). Alias é bom recordar que Pat Metheny, com quem ela tocara, considerava Milton Nacimento o melhor cantor do mundo.

Em pouco tempo e apesar de sua juventude , se torna referencia no mundo jazzístico, e além de Pat Metheny, tocaria com outros músicos notórios: Michel Camilo, Stanley Clarke, Richard Bona, o vibrafonista Dave Samuels, a cantante Patti Austin, os saxofonistas Donald Harrison e Joe Lovano, o trompetista Wynton Marsalis, os pianistas Chick Corea e Herbie Hancock, e recentemente o “guitarrista” flamenco Niño Josele.

Esperanza Spalding at the White House honoring Stevie Wonder

Esperanza Spalding Live in Copenhagen

Esperanza Spalding - Ponta de Areia

Esperanza Spalding in Telluride, Colorado







23 de junho de 2009

Tal Wilkenfeld




Tal Wilkenfeld nasceu em Sidney , Austrália em 1986. Começou tocando guitarra aos 14 anos, e aos 16 se muda para Los Angeles, Califórnia, onde começa seus estudos no ”Los Angeles Music Academy”,lá ela é aconselhada a trocar de instrumento e aos 17 passa a tocar baixo. Foi ouvida por Roger Sadowsky, um produtor de guitarras e baixos, que sempre estava a procura de novos talentos, ficou impressionado com a precocidade e talento de Tal Wilkenfeld e prontamente ofereceu-lhe o patrocínio de sua marca de baixos.Uma vez graduada se translada a Nova Iorque, onde gravaria seu primeiro álbum, "Transformation”, e logo a seguir passa a formar parte da mítica “Allman Brothers Band”. Acompanha o pianista de jazz Chick Corea em uma turnê por sua terra natal, Australia e logo a seguir o guitarrista Jeff Beck em sua turnê pela Europa. Com Beck participaria do festival “Cross Road guitar festival”, no Toyota park de Chicago, onde se deram cita grandes monstros da guitarra como Eric Clapton, Robert Cray, Buddy Guy, John Mayer, John McLaughlin, Derek Trucks, Johnny Winter, BB King e muitos outros. Tal Wilkenfeld teve oportunidade de brilhar em um solo no clássico de Jeff Beck “Cause We Ended As Lovers”.A exposição lhe abre portas.
A partir de ai suas participações com grandes músicos se sucederam, Steve Vai, Herbie Hancock, Wayne Shorter, Ron Holloway, Hiram Bullock, Tain Watts e a grande guitarrista Susan Tedeschi , por citar alguns. Em 2008 foi considerada a melhor baixista pelos leitores da prestigiosa "Bass Player Magazine".


Jeff Beck & Tal Wilkenfeld - Cause We Ended As Lovers
Tal Wilkenfeld, Victor Wooten, Steve Bailey, Oteil Burbridge ( as feras se juntam)
Jeff Beck,Tal Wilkenfeld,Jason Rebello,Vinnie Colaiuta - Ronnie Scott's (London) 2007
Chick Corea, Frank Gambale,Antonio Sanchez,Tal Wilkenfeld - Lenore

Orianthi

Já comentava em um post anterior o efeito revolucionário que a rede esta causando no meio musical, mudando paradigmas e criando novos caminhos para músicos iniciantes.

Esse foi o caminho trilhado pela jovem e virtuosa guitarrista Orianthi Panagaris, desconhecida completamente da mídia convencional, Orianthi possuía uma legião de fãs no Myspace quando foi convidada para acompanhar a cantora country Carrie Underwood em uma apresentação no Grammy de 2009. Ela simplesmente roubaria a cena, tanto por seu desempenho musical como por sua beleza e carisma. Carrie não fizera uma boa escolha, infelizmente para ela e felizmente para nós Orianthi veio a luz .

Esta jovem guitarrista australiana de 23 anos apesar de desconhecida conta com um currículo nada desprezível. Já tocou com Prince, Steve Vai, Green Day e Santana

Orianthi começou tocando piano com apenas 3 anos de idade, mas logo abraçou sua verdadeira paixão: a guitarra. Seu ídolo era Carlos Santana, e com 18 anos pode tocar com ele, que chegaria a considerá-la sua legitima herdeira, musicalmente falando.

Orianthi é fruto de virtuosismo e também muito trabalho, chega a ensaiar 9 horas diárias. E é com esse árduo trabalho que ela fincou o pé em um dos últimos redutos exclusivos dos homens, a guitarra. Não que não haja mulheres guitarristas, mas nenhuma tem um verdadeiro destaque. E isso parece que vai mudar, e provavelmente ela seja a protagonista dessa historia. Tem caminho pela frente, é esperar para ver.

PS - Pois é, tive que editar este post, qual não foi minha surpresa quando vi o vídeo do ultimo ensaio de Michel Jackson, lá estava ela , a maravilhosa Orianthi, perdeu a oportunidade de sua vida. Perdemos todos, pois no vídeo se pode ver aquilo que seria o retorno de Michel, impressionante, magnifico, uma grande perda. No entanto aquela guitarrista loira no ultimo ensaio de Michel Jackson despertou a cuirosidade de muitos, este humilde blog teve uma enchurrada de visitas quando nada se sabia sobre ela. Agora já aparece até no wikipedia, manera triste de brilhar, mas convenhamos, por meritos proprios.

Orainthi -Ensayo do ultimo concerto de Michel Jackson



 Orianthi - According To You

 Orianthi - Highly Strung ft. Steve Vai

Orianthi at The Crossroads Festival
ORIANTHI - LIGHTS OF MANOS LIVE / FILMORE
Orianthi Any Body Else
Orianthi