4 de dezembro de 2008

Emerson Lake & Palmer

Temos uma necessidade inata de rotular as coisas. Isso nos da certa sensação de ordem e nos permite posicionarmos. Cada tribo urbana consome a musica que lhe diz respeito. O rock sinfônico seria então uma mistura de rock, musica clássica, jazz, e claro, musica eletrônica. E Emerson Lake & Palmer são talvez os maiores expoentes do gênero.

O trio foi formado em 1970 com três músicos conhecidos da cena musical britânica. O tecladista Keith Emerson (nascido em 1 de novembro de 1944 em Lancashire), que já participara de várias bandas entre elas "The Nice", o baixista, guitarra e vocalista Greg Lake, (nascido em 10 de novembro de 1948 em Dorset), ex integrante de "King Crimson" e o baterista Carl Palmer, (nascido em 20 de março de 1951 em Birmingham) ex "Atomic Rooster".

A união desses músicos respeitados chamaria logicamente a atenção do publico e da critica, estavam fadados ao sucesso. E assim foi logo no primeiro disco pelo selo Island, "Emerson, Lake & Palmer" , com temas conhecidos como “Lucky Man”, "Take a Pebble", "Knife Edge" , que os colocariam no 4º lugar nas listas de venda britânicas e 16º nos Estados Unidos.

Já no segundo álbum "Tarkus" de 1971 passariam a primeira posição no Reino Unido e 9º nos Estados Unidos. Neste trabalho, mais elaborado que no primeiro, os músicos mostram todo seu virtuosismo e criam uma verdadeira legião de fãs. No 3º trabalho,"Pictures at an exhibition" de 1972 manteriam o sucesso de venda e publico, algo não tão fácil em uma época de grande brilho musical e com grades bandas se acotovelando para chegar aos primeiros postos. Os albuns posteriores manteriam a qualidade e também o sucesso de vendas. O magnífico "Trilogy" de 1972, "Brain Salad Surgery" de 1972, gravado com selo próprio, Manticore. E que contaria com o letrista Pete Sinfield, que já trabalhara com "King Crinson". O albun triplo com gravações ao vivo vivo "Welcome back my friends to the show that never ends" de 1974, que os colocariam definitivamente , junto ao consagrado "Yes" no topo deste estilo musical para sempre.

ELP foram os primeiros a usas um sintetizador Moog completo no palco. Este instrumento eletrônico, era na época monofônico e analógico, portanto enorme. Só mais tarde surgiriam os sintetizadores digitais , bem menores e polifônicos. Outro fato curioso é que Jimi Hendrix estava escalado para participar da banda, o que só não aconteceu devido a sua prematura morte.

O começo da era “Punk”, com a conseqüente mudança dos gostos musicais e desentendimentos internos acabaria com a banda. Apesar de se reunirem em ocasiões para shows e gravações, já não tinham o mesmo brilho e foram renegados até por seus fãs mais fervorosos.
Seus grandes trabalhos se mantém frescos e atuais, só conferir.
Emerson, Lake & Palmer - Lucky Man

Emerson, Lake & Palmer "Picture at an Exibition"


Emerson, Lake & Palmer - The Sage

Emerson Lake and Palmer - Nutrocker


Emerson, Lake & Palmer - Lucky Man (acustico)