9 de junho de 2010

Primus


Falar de Primus é falar de Les Claypool, não que os outros integrantes da banda sejam meros coadjuvantes, são músicos de categoria, porém como costuma acontecer em muitas outras formações ele é o elemento carismático, é o elemento de destaque e o único membro da formação original. Já em um post anterior apresentei seu trabalho junto a Buckethead, conceituado guitarrista, rankeado entre os 10 melhores da atualidade. E outras feras como Bernie Worrell, tecladista da genial banda de funk Parliament-Funkadelic, assim como o baterista de Primus, Brain Mantia, que participou de outras grandes bandas como Guns N' Roses e Godflesh. Formação efêmera mas contundente, “Colonel Claypool's Bucket of Bernie Brains” vale um reprise.

Les Claypool nasceu em Richmond, California, em 29 de setembro de 1963. Além de vocalista e baixista de Primus é um multi- instrumentista, mas não é só isso, é também um produtor musical, escritor e diretor de cinema. É como eu digo, uma figura carismática, divertida e um grande musico, considerado por muitos um dos melhores baixistas do mundo. Não sou muito adepto desses ranking porque existem diferentes estilos, e cada qual no seu estilo gostara deste ou daquele, mas sem duvida Les Claypool é unanimidade. Excelente musico, criativo, sabe unir estilos dispares com grande ousadia e boa fortuna.

Primus é descrita como uma banda alternativa, não sei se referem a produção e venda de seu produto ou o tipo de musica que fazem. É um som diferente, de digestão lenta no primeiro bocado, mas que deixa um sabor de quero mais no final. Outros integrantes da formação atual são Larry LaLonde, guitarrista e aluno destacado de Joe Satriani e Tim "Herb" Alexander, como baterista.

Primus - Tommy The Cat
Primus - Lacquer Head
Primus - Over The Falls
Primus "Over the Electric Grapevine" LIVE!
Primus - Wynona's Big Brown Beaver