4 de abril de 2011

Focus



Focus é uma dessas bandas que surgem raramente em paises fora do eixo Inglaterra Estados Unidos. Conhecidos somente em seus paises alguns poucos conseguem romper o paradigma e se dar a conhecer no resto do mundo.
Quando a opera rock “Hair” ia ser encenada na Holanda os membros da futura banda seriam selecionados para interpretar-la junto a outros integrantes . Surgiria pouco tempo depois o seu primeiro trabalho intitulado “Focus Plays Focus”. Não foi um trabalho muito bem recebido , porém ao ser reeditado em Londres com novo o titulo :“In And Out Of Focus”, logo estaria entre os hits da época.

A banda original contava com Thijs van Leer nos teclados e flauta, Jan Akkerman na guitarra, Martin Dresden no baixo e Hans Cleuver na bateria. Haveriam mudanças constantes nos integrantes, mas a base formada por Akkerman e Thijs van Leer se manteria até 1976 , ano que marcaria a saída de Akkerman rumo a carreira solo e apesar de continuarem por algum tempo não se recuperaram da perda e Focus definharia pouco depois.
Falar de estilos é complicado, os integrantes tinham uma formação clássica e sua musica era uma fusão de estilos muito variada. Por fazerem composições instrumentais e usarem aparelhos eletrônicos foram considerados musica “progressiva”. Algo parecido a quando você vai ao medico e como não sabe do que se trata ele diz: é uma virose. Naquela época musica não convencional era considerado “rock progressivo”.
O que não cabe duvida é quanto a qualidade de seus trabalhos, que logo seria reconhecido não só na Holanda como no exterior, levando os a serem reconhecidos como melhor grupo estrangeiro e Akkerman como o melhor guitarrista do momento.
Não existem muitos vídeos disponíveis de seus melhores trabalhos, porém dois dos mais emblematicos estão aqui: Hocus Pocus e Sylvia, como algumas composições são bastante compridas algums videos vem em partes, vou colocar só a primeira como amostra. Para complementar algums videos da carreira solo de Akkerman que valem muito a pena.Confira:
Focus - Hocus Pocus
Focus - Sylvia
Night Of The Guitars - Jan Akkerman
Jan Akkerman - Streetwalker
Jan Akkerman - My pleasure

Jan Akkerman - Tranquilizer

Jan Akkerman,Dave Sharman,Danny Darekovic, Ian Crichton - Night of the Guitars

Hair - Aquarius - Dutch lp with Jan Akkerman, Thijs van Leer