20 de setembro de 2012

KRAAN


As decadas de 60 e 70 foram uma época bastante fértil em criação musical, é tentador pensar que tudo o que podia ter sido criado já o fora nessa época, tal a profusão e a qualidade das bandas de aqueles tempos. Hoje em dia com recursos tecnológicos infinitamente superiores, possibilidades  de aquisição e intercâmbio de conhecimentos nunca antes sonhados, era de se esperar uma erupção criativa arrasadora, porém nada acontece, vivemos em uma mesmice com as suas exceções confirmando a regra.
Kraan sintetiza o exposto no meu prólogo, surgida no ano de 1970 na cidade de Ulm, a beira no Danúbio, sua referencia era o soul-rock, porém a diversidade de gostos musicais de seus integrantes a levariam a algo que se conheceria como jazz rock, rock fussion, ou como a queiram etiquetar.
A musica deles é simplesmente incrível, todos grandes músicos, mas eu destacaria Hellmut Hattler, o baixista, especialista da paleta, membro criador da banda e um  pilar fundamental que  sustenta grande parte de sua qualidade musical. Sem desmerecer os outros, mas a sua marca é inegavelmente forte, salvando as distancias lembra a relação Primus - Les Claypool.
Não surpreende que não tivessem um grande reconhecimento fora do seu país e ao circulo de devotos desse gênero musical, o fato de estarem fora da rota EUA-UK e dos grandes selos musicais não facilitava sua divulgação.
Kraan como todas as bandas de longo percurso, teve variações diversas em sua formação, essas trocas continuas , sai um entra outro, são a coisa mais chata de descrever em um post, por isso achei genial o quadro que mostra todos os membros e o tempo que passou na banda. No ano de 2000 se reuniram para um show na cidade de origem Ulm, após 10 anos de separação da banda, e 20 anos da formação original. Confiram :

 

  
Quadro da formação  gentileza de  wikipedia
  
KRAAN - free style - live@dortmund 2010
KRAAN - Vollgas Ahoi - Live 2009 (HD)
 
KRAAN Nam Nam Part Two. BASS SOLO.
Kraan 2009: Nachtfahrt
KRAAN - Holiday Am Marterhorn - Live 2009 (HD)

Hellmut Hattler

HATTLER: Dinner For Three. China 2009
HATTLER - Lilo & Max + Dinner For Three - Live 2008

TAB TWO - sad news - live 2012 (Hellmut Hattler & Joo Kraus