6 de março de 2011

Derek Trucks


Não posso negar que tenho uma grande predileção por guitarristas, todos de uma maneira ou de outra ao ouvir uma musica filtramos a musica nos concentrando no instrumento que mais nos atrai, para mim sempre foi a guitarra. É, portanto para mim um prazer falar sobre este grande guitarrista norte americano. Derek Trucks sobrinho do baterista e fundador dos míticos “Allman Brothers”, Butch Trucks. Lembro-me de quando era apenas uma jovem promessa, já um virtuoso, eu imaginava como seria no futuro. O futuro virou presente e não decepcionou, hoje pode ser considerado um dos maiores guitarristas da atualidade. Desenvolveu uma especialidade, o ‘slide” ou “bottleneck”, que para quem não sabe é tocar com uma espécie de tubo (“bottleneck”) deslizando pelas cordas. Um outro grande especialista do “slide”que admiro e será motivo de futuro post é Ry Cooder.
Derek Trucks nasceu em 8 de julho de 1979 em Jacksonville, Florida. Seu nome é uma conjugação dos nomes de Eric Clapton e o falecido guitarrista dos “Allman Brothers”, Duane Allman. Nasceu em um berço de grande influencia musical. Com apenas 15 anos formaria sua primeira banda “The Derek Trucks”, também faria parte da formação dos “Allman Brothers”, e participaria com Eric Clapton em sua ultima gira mundial, alem de participar na gravação junto a Clapton de musicas de J.J Cale.Destacaria suas participações junto a Warren Haynes, guitarrista fundador de Gov´t Mule e integrante ocasional dos “Allman Brothers”, outro musico extraordinário, matéria de um post anterior. Derek Trucks casou-se com a cantora e guitarrista Susan Tedeschi, figura de grande relevo no senario musical , com a qual participaria em alguns projetos.

Em realidade sua biografia de cooperações, prêmios etc. é já ampla e como não sou biografo, nem o wikipedia, dou mais ênfase a musica em si. Ouçam e julguem.


"Rockin' Horse" - Derek Trucks Guitar Solo
The Derek Trucks Band - Joyful Noise
Warren Haynes and Derek Trucks - Old Friend

"Desdemona" - Derek Trucks Guitar Solo
Derek Trucks - "Layla/Jam" July 4th 1993
Derek Trucks - "Layla/Jam" July 4th 1993
The Derek Trucks Band - Joyful Noise
"Dreams" - The Allman Brothers Band
Derek Trucks Band - Sahib Teri Bandi