8 de julho de 2009

Béla Fleck and the Flecktones

Ouvir esta banda excepcional é algo extremamente relaxante depois de um dia de trabalho e estresse. Béla Fleck and the Flecktones é uma viajem do mais puro prazer musical.

Béla Fleck é um versátil “tocador” de banjo, nascido em 10 de Julio de 1958 em Nova Iorque. Receberia o nome em homenagem ao grande musico Béla Bartók. Fundou os Béla Fleck and the Flecktones inicialmente para se apresentar na serie da PBS “Lonesome Pine Specials”. O sucesso foi tal que realizaram diversas apresentações pelo pais.

Fazem um som que é uma mistura de jazz fussion, bluegrass , folk e country.Na verdade conforme palavras do próprio Fleck não tem muito compromisso quanto a estilos. A única regra imposta de mútuo acordo era que tudo que gravassem pudesse ser tocado ao vivo.Experimentam com efeitos digitais, tanto nos sopros como no banjo de Fleck, que mais parece uma guitarra elétrica. Receberiam alguns prêmios e nomeações ao Grammy.

A formação da banda:
Béla Fleck, banjo acústico e elétrico.
Victor Wooten, no baixo elétrico, este musico dispensa apresentações, considerado por muitos o maior baixista da atualidade.
Jeff Coffin, Sax e flauta.
Roy "Future Man", irmão de Wooten , bateria e “Drumitar”, instrumento criado pelo próprio Roy, parecido a uma guitarra com botões que dispara todo tipo de sons de percução.

Béla Fleck and the Flecktones é com certeza uma das melhores bandas do genero de todos os tempos , merece ser ouvida e apreciada.




Bela Fleck & The Flecktones - The Sinister Minister (Part 1) 
Bela Fleck & The Flecktones - The Sinister Minister (Part 2)
Bela Fleck & The Flecktones - Throwdown at the Hoedown (Live)

Bela Fleck & the Flecktones Bonaroo 2003
Bela Fleck & The Flecktones - Life Without Elvis (Live)
Bela Fleck & The Flecktones - Vix 9 (Live)
Bela Fleck And The Flecktones - Next
Bela Fleck and the Flecktones - Over The Wall
Bela Fleck & The Flecktones - A Celtic Medley (Live)