13 de março de 2011

J.J. Cale



J.J. Cale nascido em Tulsa, Oklahoma, em 5 de dezembro de 1938. Nome verdadeiro: John W. Cale.

J.J.Cale talvez seja o um dos músicos mais reverenciado por seus pares, ou seja, por outros músicos, porém é um perfeito desconhecido para maioria dos mortais. Muito disso se deve a sua falta de egocentrismo, sua simplicidade e aversão à fama e seus efeitos colaterais. Sua musica reflete muito do seu caráter.Enxuta, sem grandes devaneios, minimalista. Você pode não conhecer-lo, mas com certeza ouviu sua letras nas versões de outros músicos, como por exemplo: “Cocaine”, “After Midnight”, “Call Me the Breeze”, “Travelling Light” e “Sensitive Kind”. Seus solos são inconfundíveis, e ao ouvir-lo você percebe a influencia que teve em outros músicos. É fácil reconhecer essa influencia ao ouvir Mark Knopfler dos Dire Straits, outros músicos talvez seja menos evidentes, porém muitos reconheceram sua influencia, como Lynyrd Skynyrd, Santana, Freddy King, Jerry Garcia (Grateful Deads), Jonnhy Cash e John Mayall.
Eric Clapton, que gravaria com Cale “ The Road to Escondido”, faz rasgados elogios a Cale em sua autobiografia.
Provavelmente, ou quase com certeza , nunca o veremos por estas bandas, já que ele é pouco dado a grandes giras de concertos. É uma pena, porém por sorte temos bastante material para poder apreciar-lo.

J.J Cale - Guitar Man
Don't Cry Sister - J. J. Cale (live)
JJ Cale and Leon Russel - Going Down
JJ Cale & Leon Russell - I Got The Same Old Blues
J.J Cale live Cocaine
JJ Cale - Cloudy Day
JJ Cale--Eric Clapton-After Midnight
JJ Cale/Eric Clapton-Call Me The Breeze
JJ Cale - devil in disguise - studio live




3 comentários:

1.
CigarraJazz disse...

Passei por aqui para retribuir a visita.
Adoro J.J.Cale desde sempre e é óptimo vê-lo aqui tão bem homenageado. O seu blogue é um excelente catálogo antológico do papel da guitarra na música.
Obrigada por mo ter dado a conhecer.

Cigarrajazz

Fernando Huete disse...

Valeu amigo, somos uma cofraria dedicada e devemos nos apoiar mutuamente. Apreciei muito seu trablho tb. Estamos na luta.
Um abraço deste lado do mar.

mara* disse...

Preciso também homenagear JJ Cale, e tantos outros magníficos...